CURRICULUM
Compositor, Sitarista, multi-instrumentista e pintor, toca Sitar indiano, Saltérios da Pérsia antiga, do Vale do Kashmir (Índia) e da Europa medieval, além de percussões étnicas do Mediterrâneo, Arábia, Índia e Brasil.
Esteve nos últimos 12 anos vivendo continuamente fora do Brasil, notadamente em Madrid, Espanha. Nascido em Minas Gerais, sua paixão por estes instrumentos musicais levou-a a uma vivência entre Espanha, Marrocos, Grécia, Turquia, Arábia, Irã e finalmente a Índia, onde estudou com alguns professores em Madrás, Calcutá e Bombaim.
Em Madrid, Marcus Santurys formou o grupo Terra Mãe e lançou CD homônimo. Participou do CD “Baobab" do compositor e pianista Wagner Tiso, com o cantor Salif Keita e o virtuose do novo Flamenco Espanhol Vicente Amigo, apresentando-se no exterior nos festivais de Jazz de Madrid, Bilbao, Montreaux, Gasteiz, Barcelona e no Brasil no Teatro do Sesi São Paulo, em dueto com Wagner Tiso.
Estudou Sitar indiano com Ravi Shankar, Subroto Roy Chowdhury e Ustad Zia Mohiuddin Dagar (maestro de Rudra-Veena, em Bombaim, Índia). Recebeu aulas de tabla com José Eduardo Nazário (Brasil) e Asit Pal (Calcutá), e estudou santoûr com Paul Grant, maestro da Escola de Música Étnica de Rotterdan e discípulo de Shivkumar Sharma e Madjid Kiani (maestros tradicionais da Índia e Irã).
Inspirado no mestre Ravi Shankar, desenvolveu uma técnica própria em seu Sitar, fazendo modificações no instrumento, adaptando-o ao seu estilo próprio de interpretação, criando composições que abrangem uma amplitude de influências do Oriente, do Mediterrâneo e das raízes da música brasileira.
Recebeu uma condecoração do Cônsul da Índia, na cerimônia de homenagem e reconhecimento ao seu talento e contribuição em promover a cultura indiana tocando seus instrumentos classicos Sitar,Tabla e Santoûr no Brasil e na Europa. Participa dos eventos oficiais e representativos do Consulado e da Embaixada da Índia.
Em 2001, lançou o CD World Celebration - Madrid, Madrás... Minas onde o Sitar, o Santoûr e as Tablas se fundem ao baião do grupo Mestre Ambrósio, à viola caipira, ao piano de Benjamim Taubkin e a voz de Ná Ozzetti, Anna Maria Kieffer,Grupo Mawaca e Marlui Miranda. O artista resgata ainda músicas tradicionais do século XII do Marrocos, temas medievais da Irlanda e Grécia e da tradição Sufi do Irã, Turquia e do vale do Kashmir (Índia).
Em 2003, lançou o seu segundo disco, "Ancestral Trance", com as participações especiais de Marlui Miranda, grupo Mawaca, Miriam Maria ,a indiana Ratnabalii, o violeiro Ivan Vilela e DJ Dolores com seus "beats" eletrônicos e remixes, entre outros convidados.
EM 2005, participou da Amostra de Artes Mediterrâneo produzido pelo Sesc, onde atuou em várias unidades da Capital e do Interior.
Em 2006, lançou o cd “Meditando", participando em eventos em Spas , Hotéis Fazendas, Centros de Yoga , Palestras e Shows em Universidades (UNESP) e em Unidades dos SESCs
Em 2010 acaba de lançar o cd “ Mágico e Místico - Tributo a Rûmî ", com canções do sec. XIII do Mediterrâneo, Oriente Médio e da Antiga Pérsia.Além das poesias do grande Mestre Sufi.
Marcus Santurys
email: djsitarsanturys@gmail.com
site: www.msanturys.com
www.myspace.com/santurysdjsitar
tel: 55 11 2367 3466 / cel: 55 11 8172-6701
Nenhum comentário:
Postar um comentário