Páginas

MARCUS SANTURYS

Sitarista, compositor, produtor, esteve nos últimos 15 anos vivendo continuamente fora do Brasil, notadamente em Madrid, Espanha.

sábado, 12 de março de 2011

CURRICULUM MARCUS SANTURYS

 

close Santhy sitar globo

CURRICULUM

Compositor, Sitarista, multi-instrumentista e pintor, toca Sitar indiano, Saltérios da Pérsia antiga, do Vale do Kashmir (Índia) e da Europa medieval, além de percussões étnicas do Mediterrâneo, Arábia, Índia e Brasil.

Esteve nos últimos 12 anos vivendo continuamente fora do Brasil, notadamente em Madrid, Espanha. Nascido em Minas Gerais, sua paixão por estes instrumentos musicais levou-a a uma vivência entre Espanha, Marrocos, Grécia, Turquia, Arábia, Irã e finalmente a Índia, onde estudou com alguns professores em Madrás, Calcutá e Bombaim.

Em Madrid, Marcus Santurys formou o grupo Terra Mãe e lançou CD homônimo. Participou do CD “Baobab" do compositor e pianista Wagner Tiso, com o cantor Salif Keita e o virtuose do novo Flamenco Espanhol Vicente Amigo, apresentando-se no exterior nos festivais de Jazz de Madrid, Bilbao, Montreaux, Gasteiz, Barcelona e no Brasil no Teatro do Sesi São Paulo, em dueto com Wagner Tiso.

Estudou Sitar indiano com Ravi Shankar, Subroto Roy Chowdhury e Ustad Zia Mohiuddin Dagar (maestro de Rudra-Veena, em Bombaim, Índia). Recebeu aulas de tabla com José Eduardo Nazário (Brasil) e Asit Pal (Calcutá), e estudou santoûr com Paul Grant, maestro da Escola de Música Étnica de Rotterdan e discípulo de Shivkumar Sharma e Madjid Kiani (maestros tradicionais da Índia e Irã).

Inspirado no mestre Ravi Shankar, desenvolveu uma técnica própria em seu Sitar, fazendo modificações no instrumento, adaptando-o ao seu estilo próprio de interpretação, criando composições que abrangem uma amplitude de influências do Oriente, do Mediterrâneo e das raízes da música brasileira.
Recebeu uma condecoração do Cônsul da Índia, na cerimônia de homenagem  e reconhecimento ao seu talento e contribuição em promover a cultura indiana tocando seus instrumentos classicos Sitar,Tabla e Santoûr  no Brasil e na Europa. Participa dos eventos oficiais e representativos do Consulado e da Embaixada da Índia.
Em 2001, lançou o CD World Celebration - Madrid, Madrás... Minas onde o Sitar, o Santoûr e as Tablas se fundem ao baião do grupo Mestre Ambrósio, à viola caipira, ao piano de Benjamim Taubkin  e a voz de Ná Ozzetti, Anna Maria Kieffer,Grupo Mawaca e  Marlui Miranda. O artista resgata ainda músicas tradicionais do século XII do Marrocos, temas medievais da Irlanda e Grécia e da tradição Sufi do Irã, Turquia e do vale do Kashmir (Índia).
Em 2003, lançou o seu segundo disco, "Ancestral Trance", com as participações especiais de Marlui Miranda, grupo Mawaca, Miriam Maria ,a  indiana Ratnabalii, o violeiro Ivan Vilela  e DJ Dolores com seus "beats" eletrônicos e remixes, entre outros convidados.
EM 2005, participou da Amostra de Artes Mediterrâneo produzido pelo Sesc, onde atuou em várias unidades da Capital e do Interior.
Em 2006, lançou o cd “Meditando", participando em eventos em Spas , Hotéis Fazendas, Centros de Yoga , Palestras e Shows em Universidades (UNESP) e em Unidades dos SESCs
Em 2010 acaba de lançar o cd “ Mágico e Místico - Tributo a Rûmî ", com canções do sec. XIII do Mediterrâneo, Oriente Médio e da Antiga Pérsia.Além das poesias do grande Mestre Sufi.


Marcus Santurys

email:  djsitarsanturys@gmail.com

site: www.msanturys.com

www.myspace.com/santurysdjsitar

tel: 55  11  2367 3466  /  cel: 55  11  8172-6701

Nenhum comentário:

Postar um comentário