Páginas

MARCUS SANTURYS

Sitarista, compositor, produtor, esteve nos últimos 15 anos vivendo continuamente fora do Brasil, notadamente em Madrid, Espanha.

sábado, 12 de março de 2011

SANTURYS - CD MÁGICO E MÍSTICO

 

CD MAGICOMISTICO 1

 

SANTURYS - "MÁGICO E MÍSTICO"

TRIBUTO A RÛMÎ

O novo CD de  Marcus Santurys "Mágico e Místico" é um testemunho das brilhantes culturas que compõem o antigo “MARE NOSTRUM", desde a cultura Islâmica que durante mais de sete séculos influenciou a Península Ibérica, a cultura cristã e a cultura judaica. Marcus Santurys vivenciou durante quinze anos, desde Madrid (Espanha), viajando pela Andaluzia espanhola (Sevilla, Granada, Córdoba), pelos países do Magreb (Norte da África - Marrocos, Egito), e do mediterrâneo oriental (Grécia, Turquia), à procura deste legado musical. Acentua no cd, uma visão do entorno mediterrâneo de forma ampla, abrangente, mais completa, para entendermos a riqueza cultural que florescia então, na formação cultural de nossas raízes européias. Isto se realizou através das pesquisas de Marcus Santurys, através do estudo destas tradições, assim como do que ainda resta de original, ou seja, com a recuperação de instrumentos milenares da região mediterrânea, como o Saltério, o Santour, a Cítara e Bodhrán (Tambores tradicionais).

Tributo à Mevlâna Djalal ad-Dîn Rûmî

Este poeta e místico persa nasceu em 30 de setembro de 1207 em Balkh (atual Afeganistão) e morreu em 17 de dezembro de 1273 em Konya (Turquia). Criador de uma obra que reverbera ainda hoje em vários países distintos como Irã, Turquia, Paquistão e EUA, e é comparado a Dante e Shakespeare; este filósofo e poeta místico do Islã, não ortodoxo, Rûmî “advogava" a tolerância ilimitada, a bondade, a caridade e a consciência de si por meio do amor, guardando um mesmo olhar sobre mulçumanos, judeus e cristãos. Seus ensinamentos pacíficos e tolerantes impactaram as pessoas de todas as religiões, seitas e credos.

É uma das vozes mais impressionantes do Sufismo a parte interior, ou mística do Islã e do misticismo arábico-persa. Os sufis crêem que o espírito humano é uma emanação do divino e essa crença resultou em um modo de vida que persegue a unidade com Deus, e só pode ser alcançada através do amor.

RELEASE SHOW: "Mágico e Místico"

O show é uma amostra do trabalho de pesquisa do compositor e multi-instrumentista Marcus Santurys, que resulta em um diálogo musical entre Oriente e Ocidente, de forma contemporânea, onde passado e presente se unem, trazendo combinações originais de instrumentos como o sitar, santoûr e o saltério, junto com instrumentos ocidentais como saxofone, flautas étnicas, vibrafone, canto, percussões orientais e brasileiras.

O artista apresenta composições próprias e inspiradas em músicas tradicionais dos séculos XII e XIII, do Marrocos, temas medievais da Irlanda, Grécia e Espanha, e na tradição Sufi do Irã, Turquia e do vale do Kashmir (Índia).

Seus estudos o levaram ao desenvolvimento de uma técnica própria com o sitar indiano, na qual ele funde elementos da guitarra flamenca e do alaúde, acrescentando mudanças no instrumento tornando-o uma escala cromática dentro dos padrões ocidentais. Santurys extrai de seu sitar o som da viola caipira brasileira, e a tradição do Oriente trazido pelo mestre indiano Ravi Shankar.

O show "Mágico e Místico" é uma celebração da música como unidade de encontro das culturas do Mediterrâneo e do Oriente, procurando mesclar da música oriental (indiana e persa), a mediterrânea (árabe, cigana, espanhola) e celta com a música brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário